Um colaborador tem várias tarefas ao longo do dia e precisa estar atento, proativo, focado e comprometido com o que faz dentro da empresa. Precisa estar psicologicamente bem para desempenhar de forma produtiva e eficaz as tarefas diárias. Porém, muitas vezes é difícil reconhecer problemas psicológicos, inclusive para quem os tem.
Exaustão profissional
A pesquisa Carreira dos Sonhos realizada pelo grupo Cia de Talentos em 2022, com 117 mil jovens profissionais, mostra que 49% das mulheres e 40% dos homens relatam sofrer de exaustão.
Conseguir notar e perceber de fato uma questão psicológica tem sido um grande desafio para as empresas hoje em dia. Novos modelos de trabalho também dificultam a percepção, uma vez que o home office e o modelo híbrido vieram para ficar e os relacionamentos interpessoais estão cada vez mais distantes.
Investimento em bem-estar do colaborador
Quando você calcula os prejuízos causados pelo absenteísmo (afastamento no trabalho) e o presenteísmo (colaborador presente, mas não produtivo), descobre-se que um gestor de pessoas é um investimento e não um gasto. E esse profissional é uma chave importante na leitura de um Painel de Gestão da saúde dos colaboradores.
Com a ajuda da tecnologia e modernização referente à saúde, esse cenário pode ter uma nova realidade tanto para o empregador quanto para o colaborador.
Existe hoje no mercado uma solução revolucionária, que consegue mapear as emoções do seu funcionário dia a dia através de um Painel de Gestão, onde é possível visualizar como anda a saúde do seu colaborador, inclusive a saúde emocional.
Todo dia o colaborador recebe perguntas relativas a como está se sentindo, unindo assim saúde emocional e inteligência artificial, entregando de forma simples e objetiva o resultado obtido.
Disponibiliza também psicólogos, nutricionistas e um programa de atividade física com mais de 100 exercícios e personal trainer, tudo personalizado com o objetivo de cada um, através de videoconsulta. Ou seja, o colaborador consegue acesso na hora que quiser, de onde estiver.
Conheça o Clude Saúde para empresas
É preciso descobrir os problemas do funcionário, mas também é preciso ter uma solução prática que caiba no dia a dia da empresa e no faturamento para solucionar essa dor.
Para isso o Clude entende que saúde mental, nutricional e física andam de mãos dadas. E para que uma pessoa possa estar bem de verdade, esses três precisam estar equilibrados.
Perceber que seu colaborador está exausto não resolve o problema, buscar uma solução adequada para isso, sim. Quando você melhora a vida do seu colaborador, melhora a sua também e de toda a empresa.
Quer saber mais?
Acesse clude.com.br e saiba mais!