Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Março amarelo: mês da conscientização da endometriose

O março amarelo é o mês da conscientização da endometriose, doença que atinge cerca de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva em todo o mundo, sendo que no Brasil esse número chega a 7 milhões de brasileiras afetadas pela doença, segundo as estimativas do Ministério da Saúde.  

Mas afinal, o que é a endometriose e quais são os seus sintomas e impactos? A endometriose é uma afecção em que o tecido que normalmente reveste o útero, o endométrio, cresce fora do útero, podendo estar presente nos ovários principalmente, além de regiões como as tubas uterinas e o intestino. Os sintomas mais comuns são irregularidade menstrual, dor pélvica crônica e possibilidade de infertilidade. Mas também pode gerar sintomas como dores lombares, nas pernas e articulações e durante a relação sexual, dor à evacuação e ao urinar, inchaço abdominal, gases, constipação e diarreia. 

Além de que, vivenciar a dor crônica, ou intermitente, afeta a saúde emocional e mental, gerando também impactos na vida social. O sofrimento psíquico causado por estes sintomas gera impactos na esfera emocional da mulher, como o desenvolvimento de distúrbios que comprometem a qualidade de vida, com taxas mais elevadas de depressão e ansiedade. Além disso, o estresse crônico provocado pela endometriose gera sentimentos de desvalia, incapacidade e isolamento. 

Outro ponto importante, é que os sintomas estão associados ao período menstrual e isso faz com que as mulheres pensem que são sintomas normais e esperados. Segundo Kaatz, os sintomas físicos da endometriose são atribuídos a “ser mulher” e por isso não são reconhecidos como fora do comum. 

tratamento da endometriose comprovado diante do quadro clínico da doença, é o tratamento clínico, ou seja, a realização da investigação e acompanhamento com o(a) profissional médico(a) ginecologista. Realizado por equipe interdisciplinar, com terapia medicamentosa, hormonal e analgésica, sendo a escolha na ausência de indicações cirúrgicas. Ainda, quando necessário, as terapias complementares como a atividade física, fisioterapia, acupuntura e psicologia podem ser indicadas. De modo que o principal objetivo do tratamento clínico é o alívio dos sintomas e a melhora da qualidade de vida.

Sendo assim, frente aos múltiplos impactos causados pela doença, é necessário que seu tratamento e acompanhamento ocorram de forma multidisciplinar, ou seja, que as medidas implementadas auxiliem a mulher em todos os aspectos afetados pela endometriose. Esta complexa situação biopsicossocial deve ser acolhida e compreendida pela equipe interdisciplinar desde o primeiro momento, a fim de aprimorar o plano de cuidados e melhorar a qualidade de vida₅. 

 No Clude, entendemos todos os aspectos essenciais para o tratamento da mulher com endometriose e estamos prontos para oferecer suporte 360º multiprofissional. Possuímos médicos especialistas em Ginecologia que realizam consultas através de vídeo consulta e, também, presencialmente por nossas redes credenciadas com até 70% de desconto. Além disso, o Clude oferece descontos na realização de exames e medicamentos. Ainda, contamos com uma equipe de enfermagem capacitada para acolher, orientar e traçar planos de cuidados respeitando a individualidade de cada mulher, além de psicólogas que são essenciais para o cuidado emocional que a doença demanda. Assim como, o profissional educador físico que pode auxiliar na prática de atividade física como complementariedade.  

Compartilhe nas redes sociais

Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.