Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

O papel da felicidade na recuperação do paciente

Uma variedade de definições amplas abarca o termo “felicidade”. De maneira sucinta, é possível caracterizá-la como um estado mental de satisfação e bem-estar pessoal, derivado das ações e eventos que ocorrem no dia a dia. Esses momentos se transformam em sensações de alegria, vivenciadas por quem os experimenta.  Além disso, a felicidade é frequentemente associada a momentos em que não há presença de sofrimento físico ou mental. Mas então podemos dizer que é possível ser feliz em um momento de recuperação de saúde? A resposta é sim!

O papel da felicidade na recuperação do paciente

A enfermagem é conhecida pelo ato de cuidar e o enfermeiro como o agente responsável por auxiliar no processo de cura do paciente enfermo durante sua recuperação de saúde. Entretanto, o papel do enfermeiro não se restringe apenas em gerir cuidados, mas também em promover a saúde, o bem-estar, acompanhar a evolução do paciente, promover sua autonomia, articular o equilíbrio físico, espiritual e mental proporcionando o sentimento de felicidade durante o processo de doença, a qual está fortemente correlacionada a sensação de conforto.

Conexões entre felicidade e saúde: Resultados de um estudo revelador

Um estudo realizado pela empresa CVA Solutions, na qual avalia-se se o sentimento de felicidade está relacionado com uma boa saúde, concluiu que 67% dos entrevistados – com idades variadas – que se consideram felizes e que afirmam ter boa saúde são relativamente mais saudáveis que os que não se consideram felizes.  Conforme o estudo, 64% dessas pessoas vão ao médico regularmente e 14,4% participam dos programas de prevenção de saúde. Portanto, constata-se que a felicidade age como fator de prevenção para a saúde, sendo imprescindível utilizá-la como uma ferramenta desencadeante de bem-estar durante o processo de cura.

Felicidade como elemento de prevenção e bem-estar na saúde

Visto que durante o processo de doença existe uma propensão natural para a frustação, angústia, tristeza, sentimentos motivados por uma sensação de incertezas e que são sentidos pelo paciente enfermo quanto ao seu estado de saúde atual, o enfermeiro deverá identificar tais sintomas, realizando a escuta ativa, o acolhimento do paciente, ajudando-o a minimizar os sintomas e a ressignificar tais sentimentos, sendo uma das habilidades e percepções do profissional enfermeiro promover sensações de felicidade por meio de uma simples conversa, com o toque ou um sorriso durante a prestação de um cuidado ou simplesmente utilizando a comunicação não verbal: um olhar compreensivo.

Enfermeiros como catalisadores da ressignificação de sentimentos em pacientes

Mesmo que a felicidade seja sentida de forma individual, o enfermeiro deverá conhecer, interpretar e identificar qual o sinônimo de felicidade naquele momento para seu paciente, atendendo suas necessidades biológicas e psicossociais promovendo o conforto e enfrentamento seguro em um momento de saúde tão delicado. O enfermeiro tem grande papel na felicidade da recuperação do paciente.

Por fim, conclui-se que é possível haver sentimento de felicidade durante o processo de cura, sendo ela uma potente ferramenta no processo do cuidado, recuperação e restabelecimento do bem-estar, tendo como cerne o enfermeiro para viabilizar e compactuar uma relação solida entre paciente e profissional.

Referências:

Barbosa I de A, Silva MJP. Cuidado humanizado de enfermagem: o agir com respeito em um hospital universitário. Rev Bras Enferm [Internet]. 2007Sep;60(5):546–51. Disponível/ em: https://doi.org/10.1590/S0034-71672007000500012. Acesso em: 18/08/2023.

Miranda JM. Tecnologia, autonomia e dignidade humana na área da saúde. In: Siqueira JE, Prota L, Zancanaro L, organizadores. Bioética: estudos e reflexões. Londrina (PR): UEL; 2000. p.101-16.

Solutions, CVA.2016. CVA Solutions Pesquisa de Mercado e Consultoria: A felicidade traz saúde, comprova estudo. E o que é preciso para ser feliz. Disponível em: https://www.cvasolutions.com/pt/a-felicidade-traz-saude-comprova-estudo-e-o-que-e-preciso-para-ser-feliz/#:~:text=A%20felicidade%20%C3%A9%20um%20fator,ou%20excelente%2C%20independentemente%20da%20idade. Acesso em:18/08/2023. 

Compartilhe nas redes sociais

Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.